A invenção do século 19 transformou as compras, concorda?


Mas também revolucionou a forma como pensamos sobre o ambiente construído.

A invenção da escada rolante foi literalmente inovadora e expandiu o nosso conceito de espaço/tempo e, consequentemente, redefiniu as possibilidades de comércio.

Por isso, desenvolvemos um artigo exclusivo sobre a criação das escadas rolantes!


A primeira escada rolante


As escadas rolantes levam as pessoas para cima ou para baixo, usando uma esteira e trilhos, mantendo cada degrau horizontal para os passageiros pisarem.

Esta incrível invenção começou, no entanto, como uma forma de diversão e não como um meio de transporte prático.

A primeira patente relacionada a uma máquina semelhante a uma escada rolante foi concedida em 1859 a um homem de Massachusetts, para uma unidade movida a vapor.

Em 15 de março de 1892, Jesse Reno patenteou sua escada móvel, ou elevador inclinado, como ele chamava.

Em 1895, Reno criou um passeio inovador em Coney Island, Nova York, a partir de seu projeto patenteado: uma escada móvel que erguia os passageiros sobre uma esteira rolante em um ângulo de 25 graus.


Escadas rolantes modernas


A chamada escada rolante, como a conhecemos, foi redesenhada em 1897 por Charles Seeberger. 

Seeberger fez parceria com a Otis Elevator Co. para produzir a primeira escada rolante comercial em 1899 na fábrica da Otis em Yonkers, Nova York. Um ano depois, a escada rolante de madeira Seeberger-Otis ganhou o primeiro prêmio na Exposição de Paris de 1900, uma feira mundial realizada em Paris, França.

Enquanto isso, o sucesso do passeio de Reno em Coney Island fez dele o melhor designer de escadas rolantes. Ele fundou a Reno Electric Stairways and Conveyors Co., em 1902.


Escadas rolantes ao redor do mundo


Hoje em dia, as escadas rolantes são utilizadas no mundo todo para promover o tráfego de pedestres em locais onde os elevadores seriam impraticáveis. Elas são usadas ​​em lojas de departamento, shoppings, aeroportos, sistemas de trânsito, centros de convenções, hotéis, estádios, estações de trem, metrôs, prédios públicos etc.

As escadas rolantes são capazes de mover um grande número de pessoas e podem ser alocadas no mesmo espaço físico de uma escada comum, orientando as pessoas em direção às entradas e saídas principais, exposições especiais ou simplesmente ao andar  para cima ou para baixo.

E você geralmente não precisa esperar por uma escada rolante, pois ao contrário de um elevador, ela não pára, está sempre em movimento.


Como funcionam as escadas rolantes?


A invenção que surpreendeu o século 19, apesar de engenhosa, possui um funcionamento bastante simples.

As escadas rolantes são formadas a partir da união entre os degraus que se deslocam continuamente em movimento circular. 

Ao serem acionados por uma máquina de tração, os degraus seguem um caminho do início ao fim da escada, e em seguida se curvam, fazendo o caminho inverso por baixo da escada, como se fosse um movimento de carrossel. Fascinante, não?


Mitos e verdades sobre as escadas rolantes!


Descubra agora os principais mitos e verdades sobre a invenção do século 19:

Mito: Os degraus podem ficar achatados e fazer as pessoas escorregarem;

Verdade: Cada degrau é uma estrutura triangular que consiste em um piso e um riser (parede vertical de cada degrau) apoiados em uma pista. Eles não podem achatar;

Mito: As escadas rolantes se movem muito rápido;

Verdade: As escadas rolantes se movem na metade da velocidade normal de caminhada, que é de 90 a 120 pés por minuto;

Mito: As escadas rolantes podem “agarrar” você através de suas cerdas;

Verdade: Nenhuma parte da escada rolante pode “agarrar”, mas as pessoas devem ter cuidado com as laterais dos degraus, que se encaixam nos pentes da escada, para que não deixem prender suas roupas, como: cadarços desamarrados, saltos altos, cabelos compridos, jóias e outros itens. Uma faixa amarela no canto serve de alerta para o limite que não deve ser ultrapassado;

Mito: Uma escada rolante parada é tão boa quanto um conjunto de escadas;

Verdade: Os degraus da escada rolante não têm a mesma altura que as escadas convencionais e, usá-los como se fossem, aumenta o risco de cair ou tropeçar! Por isso, jamais utilize uma escada rolante para realizar atividades que dependem de uma escada reta e tradicional.


Bônus: 5 curiosidades sobre escadas rolantes que você não sabia


#1 As escadas rolantes individuais mais longas do mundo estão instaladas no subsolo das estações do metrô de São Petersburgo, na Rússia

#2 A escada rolante mais curta do mundo é o “Puchicalator”, instalada em um shopping center em Kawasaki, Japão. Tem apenas cinco degraus e uma elevação vertical de 83 cm.

#3 A palavra “escada rolante” foi originalmente registrada pela Otis Elevators Company e, como resultado, alguns dos primeiros fabricantes americanos de escadas rolantes tiveram que criar outros nomes mais criativos. Alguns deles foram: Escadas Motorizadas, Escadas Móveis e Escadas Elétricas.

#4 A loja de departamentos Harrods, situada em Londres, abriu a primeira “escada rolante” em 1899. Os pilotos ficaram tão nervosos com a experiência, que lhes foi oferecido um conhaque no topo da escada  para “revivê-los” após sua provação.

#5 A palavra escada rolante é uma combinação de duas palavras: ‘elevador’ e ‘scala’ (a palavra latina para degraus).


Curtiu as informações? É só falar com a gente!