Fale diretamente com nossa equipe

Nossos horários

Atendimento Comercial:

Funcionamos de Segunda a Sexta de 8:00 às 17:00.

Atendimento Emergencial:

Plantão 24 horas

Perguntas e dúvidas frequentes:

Qual a chance de um elevador cair?

A chance de um elevador cair é praticamente nula. Isso porque, mesmo que
os cabos de tração venham a se romper, o que é muito difícil, os elevadores possuem mecanismos de segurança que entram em ação instantaneamente.

O limitador de velocidade é um destes mecanismos, que é acionado quando a velocidade excede o limite pré-definido, freando o elevador.

O que pode ocasionar acidente no elevador?

Quem transita no elevador tem um papel importante para que os acidentes não ocorram, tais como:

– Ultrapassar a capacidade máxima da cabina;
– Forçar a porta do elevador;
– Utilizar o equipamento de forma inadequada;
– Má conservação do elevador.

O elevador parou com um passageiro preso. O que fazer?

Caso o elevador apresente algum problema, o prudente a se fazer é contactar a empresa responsável pela manutenção do equipamento.

Quando houver passageiro preso na cabina, o importante é manter a calma e aguardar o resgate pelo profissional da empresa de manutenção. Em casos emergenciais entre em contato com o corpo de bombeiros.

Quando a manutenção do elevador deve ser realizada?

A manutenção adequada do elevador é fundamental para garantir o seu bom funcionamento.

Geralmente a manutenção preventiva é realizada mensalmente, ou em um prazo pré-definido que se aplique a cada tipo de equipamento. Além disso, todo o condomínio deve exigir o RIA (Relatório de Inspeção Anual) dos elevadores.

O que é RIA e como ele protege o condomínio?

O RIA (Relatório de Inspeção Anual dos Elevadores) é um documento emitido pela empresa de manutenção que presta serviços aos elevadores. Neste relatório deve conter todo o parecer técnico do elevador, atestado por um Engenheiro responsável.

O objetivo do documento é informar aos órgãos competentes e ao condomínio as condições do(s) equipamento(s) avaliado(s). Juridicamente o RIA traz segurança ao síndico e ao condomínio, pois em caso de acidente envolvendo o elevador, será este o primeiro documento a ser solicitado pela jurisdição e seguradora do condomínio.

Caso o RIA emitido ateste que o elevador estava em boas condições de uso, o condomínio ficará resguardado.

Elevador hidráulico ou mecânico?

Alguns fatores influenciam na escolha do elevador adequado, como: o espaço disponível para alocação e a altura do edifício onde será instalado.

Elevadores hidráulicos são indicados para edifícios até 5 pavimentos, sendo mais simples a infraestrutura de sua instalação e reduzindo custos operacionais.

O elevador mecânico (convencional) também têm suas vantagens: são equipamentos com maiores velocidades e mais difundidos no mercado.

O modelo mais adequado dependerá exclusivamente do projeto da obra à instalação, facilidade de manutenção e economia do projeto em geral.

Como escolher uma empresa de manutenção de elevadores?

Faça uma pesquisa antes de definir a empresa que irá tomar conta do seu elevador. Indicações são sempre bem vindas. De qualquer forma, veja se a empresa está devidamente cadastrada nos órgãos competentes, faça uma visita à sede e, caso seja possível, visite um ou mais clientes e conheça o trabalho de perto. Nada como um olhar mais apurado para sanar as dúvidas.

Link direto

Instagram ABMR
ABMR Facebook