Você possui elevadores no seu condomínio?


Saiba que eles consomem mais energia do que quase qualquer outro sistema elétrico do prédio!

No entanto, é possível economizar a energia que esses sistemas gastam seguindo algumas etapas.

Por isso, a abmr preparou um manual de boas práticas para economizar energia com elevadores. Deslize para baixo e veja agora mesmo!


Estatísticas de consumo de energia dos elevadores


Antes de descobrir tudo sobre as etapas que precisam ser seguidas para economizar energia com elevadores, será útil saber quais sistemas consomem mais energia.

Confira as informações a seguir:

  • Tipo de máquina: As máquinas com engrenagens consomem até 30% mais energia em comparação com as máquinas sem engrenagens.
  • Motores: O uso de acionamentos regenerativos podem ajudar a aumentar significativamente a economia de energia. Também podem ajudar na geração de energia e na recuperação da perda dela. A economia de custos de energia pode chegar a 50% quando você muda para acionamentos regenerativos.
  • Iluminação LED: A instalação de luzes LED pode ajudar a reduzir o consumo de energia na iluminação em até 80%.

Vale destacar que também é possível poupar até 20% de energia ao substituir as portas convencionais (eixo vertical) por portas automáticas!


Sistema de içamento para elevadores 


Hidráulico e de tração são os dois sistemas de elevação mais usados ​​para elevadores.

O içamento hidráulico consome uma enorme quantidade de energia, enquanto 
o içamento de tração, sem engrenagem, é considerado muito mais eficiente em termos de energia.

As máquinas desenvolvidas através deste sistema, chamados “popularmente” de “gearless” (sem engrenagem), podem ser quase 70% menores e consumir  metade da energia em relação a um sistema convencional (com engrenagem) ou hidráulico

Os “gearless” também podem gerar energia quando os elevadores descem.


Instalação de controles automáticos


A instalação de controles automáticos que desligam automaticamente as luzes, ventiladores, ar condicionado e outros sistemas, quando a máquina não estiver em uso, pode economizar energia com elevadores!

O modo de espera (elevador parado) é quando o elevador consome a maior parte da energia.

Por isso, os sistemas de controle automático têm avançado tecnologicamente a cada dia.

É possível encontrar alguns desses sistemas, implementados em elevadores, que trazem  diferentes tipos de conceitos de economia de energia.

Alguns dos mais eficazes que você pode adotar são os seguintes:

  • Modo ECO: O software pode assumir o controle automático do sistema, desligando a energia de sistemas não essenciais quando o elevador entra em modo inativo. Ele ligará o sistema de volta quando um usuário tocar em um botão
  • Registro de dados: Esses sistemas podem coletar dados de tráfego e avaliá-los para criar estratégias de controle de elevadores mais eficientes. O software pode coletar e analisar dados como períodos de pico, períodos ociosos, frequência de uso do elevador e andares sendo percorridos.

Instalação de iluminação LED


A iluminação consome apenas uma pequena parte da energia que um elevador necessita para funcionar.

Mas a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes antigas por novas lâmpadas LED pode ajudá-lo a economizar até 80% da energia gasta em iluminação.

Além disso, as lâmpadas LED podem durar décadas, eliminando assim a necessidade de substituir as luzes com mais frequência.


Modernização de elevadores


A modernização pode significar mais do que confiabilidade e estética aprimoradas para os seus elevadores.

Além de um impacto ambiental positivo, uma atualização pode aumentar significativamente a economia de energia com elevadores. Em torno de 40%! ?

Em contrapartida, se seus elevadores não forem modernizados (ou, no mínimo, mantidos com padrões mínimos de  segurança e satisfação do cliente), você poderá gerar uma conta muito maior.

Portanto, implemente as dicas listadas acima para economizar energia com elevadores e reduzir suas contas de energia. Além de tornar seus elevadores muito mais eficientes!


Curtiu? Confira também o nosso artigo sobre prédios antigos que desejam instalar um novo elevador!