Porto Alegre promove ação sobre comportamento seguro em escadas rolantes e elevadores

15616066

Basta alguns minutos em frente ao elevador ou às escadas rolantes de um shopping center para nos depararmos com várias situações que colocam em risco a segurança das crianças ao usarem esses equipamentos, que estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas como meios de locomoção.

As cenas mais comuns são a garotada subindo e descendo — inclusive no sentido contrário — as escadas rolantes sozinhas sem os pais por perto. O sobe e desce dos elevadores também é motivo de brincadeira para quem mora em condomínio, onde é comum a criançada “passear” sozinha de elevador, apertar botões de vários andares ou segurar a porta.

A aparente diversão, entretanto, pode colocar a segurança dos pequenos em risco, principalmente se não houver conscientização dos pais e das crianças sobre a importância em adotar comportamentos seguros.

Para orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar corretamente e com segurança os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, a ThyssenKrupp Elevadores, empresa fabricante e responsável pela manutenção de elevadores e escadas rolantes, realiza no dia 5 de outubro a ação educativa Faça a Coisa Certa.

Em Porto Alegre, ela será realizada em parceria com cinco shopping centers: Bourbon Wallig, Bourbon Country, Bourbon Ipiranga, Moinhos e Barra Shopping Sul. No Estado, ela estará presente no Bourbon Shopping São Leopoldo, Bourbon Novo Shopping Hamburgo, em Novo Hamburgo, e no Canoas Shopping.

O público-alvo são as crianças de cinco a 12 anos, os pais e demais familiares responsáveis pela educação dos pequenos. Materiais educativos e lúdicos integram a iniciativa, como gibis e games.

Em sua 6ª edição, a ação deste ano terá abrangência nacional com a participação de 42 shopping centers, totalizando 27 cidades de 14 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Em 2012, mais de 16 mil crianças foram sensibilizadas, e a expectativa é dobrar o número neste ano.

— A ação preventiva está na base da nossa atuação como prestadora de serviço de manutenção em elevadores. Esta mesma filosofia queremos levar à população, por meio desta ação — afirma Sérgio Martins Cardoso, vice-presidente de Serviços da ThyssenKrupp Elevadores.

Estatística e Leis

Em algumas cidades do País, leis municipais proíbem as crianças menores de 10 anos a usarem o elevador sem a presença de um adulto.

Já no caso das escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999), determina o uso de avisos de alerta nos locais onde os equipamentos estão instalados para chamar a atenção da população.

No Estado do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 72 ocorrências envolvendo elevadores no primeiro semestre de 2013.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das 830 mil mortes de crianças por ano que ocorrem no mundo por causa de acidentes, poderiam ser evitadas por meio da adoção de comportamentos seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *